Pular para o conteúdo principal

Edmond Safra, grande filantropo

Edmond Safra faleceu em dezembro de 1999, vitimado por um incêndio em seu apartamento de Mônaco. Seu nome é internacionalmente reconhecido por sua inteligência e capacidade no mundo dos negócios, especialmente na área financeira. Nascido em Beirute e naturalizado brasileiro, Edmond fundou o Trade Development Bank em 1956 na cidade suíça de Genebra, cujos depósitos saltaram de um milhão para cinco bilhões de dólares em apenas três décadas. Em 1966 criou o Republic National Bank de Nova Iorque, que chegou a ter oitenta agências na área metropolitana da Big Apple, sendo considerado o terceiro maior banco daquela cidade, atrás apenas do Citigroup e do Chase. Se fôssemos discorrer sobre todas as atividades empresariais de Edmond Safra, também conhecido por Edmond J. Safra, em que o J é uma referência ao nome Jacob, do pai, precisaríamos de várias edições da Conexão Rio-Miami. Vamos nos ater, portanto, a um aspecto pouco conhecido da vida desse ver dadeiro gênio financeiro do século passado, que sempre fez questão de manter no mais absoluto sigilo a destinação de grande parte do resultado de suas bem sucedidas empresas.

O MAIOR FILANTROPO DO SÉCULO XX


Edmond Safra ajudou a construir, restaurar e manter hospitais, centros de pesquisas, universidades, escolas e sinagogas no mundo todo. Lily Safra, sua esposa, não esmoreceu após o trágico desaparecimento do marido. Ao contrário, procurou dar continuidade à grandiosa obra por ele iniciada, orientando com extrema competência a Fundação Filantrópica Edmond J. Safra, com atuação em lugares tão distantes quanto Kinshasa, no coração da África e Natal, no Rio Grande do Norte. Pouca gente no Brasil sabe disso, mas na capital potiguar a Fundação Edmond J. Safra apoiou a criação do Instituto Internacional de Neurociências, transformando em realidade um antigo sonho do pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, que acaba de ser eleito a Personalidade de 2011.

AS SINAGOGAS

Edmond, em vida, e posteriormente a fundação que ostenta seu nome, sempre tiveram a preocupação em erigir e recuperar sinagogas. Graças a esse esforço foi possível construir, decorridos cinco séculos da expulsão dos judeus da Espanha, a nova sinagoga de Madrid. Amsterdam, Manila, Istambul, Budapeste, Rodes, Cannes, Paris, Evian, Nova Iorque, Miami e inúmeras outras cidades do globo tiveram seus templos judaicos construídos ou restaurados por iniciativa pessoal ou da Fundação Edmond J. Safra. Vou me deter em três magníficos projetos de sinagogas que tive a oportunidade de conhecer. Dois deles já executados e em plena atividade, nos Estados Unidos, e um terceiro em fase de construção, no Brasil.

CENTRAL PARK

Edmond Safra 
Synagogue - N.Y.


No 11 East da Rua 63, em Nova Iorque e a poucos passos do Central Park está instalada a Sinagoga Edmond Safra, em um prédio de linhas extremamente elegantes e clássicas.

Tive a oportunidade e o privilégio de frequentá-la em um Shabat, onde foi possível constatar a eficácia do tratamento acústico utilizado na concepção e execução do projeto.

Como em toda sinagoga sefaradi, existe a restrição ao uso de equipamentos eletrônicos de amplificação da voz durante os serviços religiosos dos sábados.

Com os assentos dispostos em semi-círculo e o teto em forma de abóboda, essa inovadora concepção arquitetônica do espaço dedicado às orações permitiu que tanto a prédica do Rabino quanto a entoação do Hazan pudessem ser escutadas com total clareza e nitidez em todo o ambiente. Foi uma experiência inesquecível.

AVENTURA
Sinagoga Beit Edmond – Aventura

Em dezembro passado a Sinagoga Beit Edmond de Aventura, na Grande Miami, completou dez anos de ininterrupto funcionamento. Localizada às margens de um dos inúmeros canais que entrecortam a cidade, seu prédio reflete, tanto na fachada externa quanto no seu interior, a solidez da milenar tradição judaica. Visitei à convite e na companhia do incansável cicerone brasileiro Fernando Bisker, que conhece Aventura como a palma da sua mão, pois reside e atua profissionalmente na cidade há vários anos. É um monumento que faz jus tanto à herança religiosa ancestral quanto ao bom gosto, pela extrema elegância e sobriedade do seu traçado.

IPANEMA
Centro de Ensino Religioso Edmond J. Safra - Ipanema

É provável que o projeto da Nova Sinagoga de Ipanema tenha sido o último aprovado pessoalmente por Edmond Safra, poucos dias antes do fatídico incêndio que o vitimou. A tradicional Sinagoga Agudat Israel, instalada em uma casa no 109 da Rua Nascimento Silva, já estava ficando pequena para os serviços religiosos. Ipanema crescia quantitativa e qualitativamente e muitas famílias judias estavam se transferindo para o bairro. O sonho dos dirigentes da Agudat era adquirir o terreno ao lado e erigir uma nova Sinagoga. Não apenas um local para orações, mas um verdadeiro centro de pesquisas e estudos judaicos, com biblioteca e espaços para palestras e conferências. Que além de atrair o público da atual sinagoga estimulasse a presença de novos frequentadores, especialmente os mais jovens.
Corte lateral da Nova Sinagoga de Ipanema

O Centro de Ensino Religioso Edmond J. Safra, em construção no 115 da Nascimento Silva, irá funcionar como um pólo aglutinador, destinado a resgatar e difundir a tradição judaica tanto para as atuais quanto as futuras gerações. Como as demais iniciativas apoiadas pela Fundação Edmond Safra o da Nova Sinagoga de Ipanema é um primor de bom gosto e funcionalidade.

O atual dirigente da Agudat Israel, Engenheiro Salim Belaciano, também nascido em Beirute e que chegou ao Brasil junto com sua família aos 11 anos é um apaixonado pelo projeto e só irá descansar no dia em que for descerrada a placa inaugural da instituição.

Eleito e re-eleito Presidente da Agudat, Salim tem o firme propósito de concluir as obras da Nova Sinagoga de Ipanema ainda em sua gestão. A localização é excelente e a Fundação Edmond Safra já deu o pontapé inicial, participando, inclusive, dos esforços para a aquisição do terreno. É preciso arregimentar, agora, um mutirão de doadores e futuros frequentadores da Sinagoga para transformar em realidade o sonho comum de um punhado de ativistas da Agudat Israel e do grande benemérito judeu Edmond J. Safra, Z”L.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Aquárius" a história faiscante da discoteca mais incrível que já existiu no Brasil (SP)

Aquárius, era uma vez uma "discothèque" Henri Caran, libanês da gema , nascido em Zahle, tinha 30 anos e um bom dinheiro ganho em casas paulistanas como Shalako, Summer Time, na Bela Vista, e – principalmente – na Banana Power na Avenida São Gabriel. E um sonho: ser dono da maior casa noturna da América do Sul. Assim começou a Discoteca (ou Discothéque, termo criado por Régine no fim dos anos 50 e usado pelos americanos) Aquarius, que definitivamente dividiu São Paulo para sempre: antes e depois de sua existência: nunca se viu coisa igual. Com mais dois sócios Marito Cintra Godinho e Francisco Alves de Oliveira, foram gastos 1,2 milhões de dólares em altíssima tecnologia que incluía cabine de som sob os elevadores, raio lazer em 5 cores, pé direito de 35 metros, obras de arte, e uma qualidade de som a 180 decibéis JBC e Gradiente que o Brasil ainda não conhecia. Tudo ali na Rua Rui Barbosa esquina com a Conselheiro Carrão, onde no antigo Teatro Aquarius havia sido

FILMES RAROS DA DISNEY (MUITOS VOCE SÓ ACHA AQUI!) DVDS II

"A pata de um milhão de dólares": 1971 Você já ouviu falar na fábula "A galinha dos ovos de ouro"?Pois este filme é mais ou menos isso. Dessa vez, uma pata muito gulosa come os ingredientes da tigela de uma doceira e a partir de então, começa a botar ovos de ouro.Maravilhada, a família proprietária da pata, começa a pagar as contas com os ovos de ouro, causando muita confusão.Uma comédia com todo o encanto dos bons filmes Disney. Rocketeer (The Rocketeer) (1991) - 1938, Los Angeles. Cliff Secord (Bill Campbell) é forçado a realizar um pouso forçado, após seu avião ser atingido por tiros vindos da perseguição de gângsters por agentes do FBI. Sem dinheiro, seu melhor amigo Peevy (Alan Arkin) tenta consertar um velho avião de forma que Cliff possa se apresentar com ele em alguma exibição. É quando Cliff encontra um pacote, escondido por um dos gângsters. Nele há um foguete com cintos, a ser usado como uma mochila, que permite que um ho

FILMES RAROS DA DISNEY (MUITOS VOCE SÓ ACHA AQUI!) DVDS

e outros mais... 30 ANOS Da DISNEYLANDIA 1 dvd leg (SOBR EO PROGRAMAS QUE PASSAVA NAS TARDES DE SABADO NA GLOBO) A ILHA DO TESOURO A ILHA DO TOPO DO MUNDO A MONTANHA ENFEITIÇADA A RAPOSA DO PÂNTANO A ÚLTIMA CRUZADA DO FUSCA A ÚLTIMA VIAGEM DA ARCA DE NOÉ ABENÇOAI AS FERAS E AS CRIANÇAS já tenho ? AS FIANDEIRAS DA LUA AS NOVAS AVENTURAS DO FUSCA AS NOVAS DIABRURAS DO FUSCA BENJI. O FILME BENJI. UM CÃO DESAFIA A SELVA CACHORRO DIVINO PELO AMOR DE BENJI raríssimo em ingles s/leg 1 dvd BENJI UM COLOSSO DE CACHORRO disney raro 1 dvd leg BENJI O ADORÁVEL BENJI disney raro 1 dvd leg DAVY CROCKETT COMBATENTE ÍNDIO DAVY CROCKETT NO ÁLAMO DAVY CROCKETT NO CONGRESSO DE VOLTA A MONTANHA ENFEITIÇADA KIT CARSON E OS HOMENS DAS MONTANHAS MEU PONEI SELVAGEM MEU QUERIDO CARNEIRINHO NA TRILHA DOS APACHES NAPOLEÃO E SAMANTHA O BURACO NEGRO O CAVALO FALANTE O COMPUTADOR DE TÊNIS O