quarta-feira, março 13, 2013

Memória I - b


Domenico Modugn
Domenico Modugno (Polignano a Mare, 9 de Janeiro de 1928Lampedusa, 6 de Agosto de 1994) foi um dos mais importantescantores italianos do século XX.


Desde jovem que queria tornar-se ator. Depois de cumprir o serviço militar, frequentou uma escola de atores e mais tarde surgiu em vários filmes. Depois de entrar no filme Il Mantello Rosso tornou-se cantor.


Modugno tornou-se popular nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo sobretudo na década de 1950. A sua canção "Nel blu dipinto di blu" que participou no Festival Eurovisão da Canção (1958) foi um enorme sucesso em todo o mundo e nos Estados Unidosrecebeu mesmo dois Prémios Emmy e ficou conhecida como Volare. Esta canção tornou-se um marco da música italiana da época, sendo conhecida em todo o mundo. Neste mesmo ano, Modugno venceu três prêmios Grammy, com a canção do ano, melhor interpretação masculina e melhor disco. Com todas essas vitórias, Domenico tornou-se o protagonista mundial dos espetáculos teatrais, filmes e programas de televisão.Esta canção voltou a ser um êxito nos finais da década de 1980, graças à banda Gipsy Kings.

Em 1960 foi acusado de plagiar uma compositor ópera, mas foi ilibado dessa acusação.


Modugno venceu o Festival de San Remo quatro vezes e participou duas vezes no Festival Eurovisão da Canção em 1959 e 1966.

**********************************************************


Sergio Cardoso



NOME: Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso (47 anos)

QUEM FOI: Ator brasileiro.Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena, O Cara Suja, O Preço de uma Vida, O Anjo e o Vagabundo, Somos Todos Irmãos e Antônio Maria — esta última escrita por Geraldo Vietri, na qual contracenou com Aracy Balabanian. Em 1968, atuou em O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres.Em 1969 ele foi para a TV Globo, onde fez: A Cabana do Pai Tomás, Pigmaleão 70, A Próxima Atração e O Primeiro Amor, seu último trabalho, durante o qual morreu e foi substituído por Leonardo Villar. Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo.

NASCIMENTO: 15 de março de 1925 - Belém, PA, Brasil.

MORTE: 18 de agosto de 1972 - Rio de Janeiro, Brasil.

CAUSA DA MORTE: Ataque cardíaco.

OBS: Por muito tempo surgiu o boato de que Sérgio Cardoso foi enterrado vivo, pois depois de exumado para recolhimento dos ossos, ele estaria deitado no caixão de lado. Esses boatos foram desmentidos pela família e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário